sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Torcicolo - como cuidar

 


Muitos pacientes me procuram se queixando de dores no pescoço, dores de cabeça, irritabilidade e torcicolo. Preparei então algumas dicas, acompanhe! 


 O que é torcicolo? 

Torcicolo é um espasmo muscular intenso na área do pescoço, ou seja uma contração involuntária de algum músculo da região cervical

A contratura muscular cervical gerando um quadro de torcicolo ocorre com o objetivo de proteção da cabeça e da coluna cervical pelo nosso organismo.

Há diversas causas do torcicolo, geralmente é resultado de tensões emocionais, posicionamento inadequado da cabeça por longo tempo durante o sono e/ou trabalho, algum movimento cervical brusco e até exercício físico realizado de maneira incorreta.

A contratura muscular intensa, que por si só já é muito doloroso, pode dificultar o processo de irrigação sanguínea local, potencializando o desconforto e limitando os movimentos da região. 


Torcicolo: o que fazer para aliviar a dor ? 

A dor no pescoço é uma condição que pode trazer muito desconforto para o paciente. Afinal, qualquer mínimo movimento feito com a cabeça é o suficiente para incomodar bastante. Dependendo da gravidade, a dor chega a incapacitar o indivíduo de realizar atividades do cotidiano, como trabalhar, estudar, tomar banho, etc. 

O que fazer quando estiver em um quadro de torcicolo? tire todas as suas dúvidas sobre o tema!


O que fazer para aliviar a dor? 

Pressione os músculos sutilmente 

O primeiro passo para aliviar o incômodo é apertar levemente o polegar no local afetado, segurando o dedo na região por aproximadamente 40 segundos. Repita esse processo ao decorrer do dia.


Alongue o seu corpo 

Outra dica que pode ser útil é encostar as costas em uma parede, abrir os pés em uma posição reta, inclinar o corpo para frente e soltar os braços, permanecendo nessa posição por dois minutos. 


Esse movimento irá contar com o peso da cabeça para esticar naturalmente os músculos do pescoço.


Aplique compressas

Um procedimento bastante comum e funcional para reduzir os espasmos e a tensão muscular é o uso de compressa morna na área dolorida. Mantenha a bolsa encostada na região por 20 minutos e repita a técnica ao decorrer do dia, sempre que a dor se intensificar.


Faça massagens e alongamentos 

A massagem local mostra-se com uma excelente aliada para estimular a circulação sanguínea e diminuir a tensão.



Diga não a automedicação, se persistir + 3 dias, procure um médico. 


E sua saúde como está? Se tiver com sintomas de estresse, depressão, cansaço, vem pra Massagem, vai te fazer muito bem. Não acumule funções, seu corpo vai dar sinais, presta atenção. 


Um abraço 

Siga meu Instagram e Facebook para dicas semanais. 



Segue link do Instagram 

Tópico sobre Torcicolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário